Pastorais



Francisco Santos-PI



              Por volta do ano de 1990, embora timidamente, algumas pessoas já contribuíam com o dízimo onde uma agente de pastoral era responsável para recebê-lo em sua própria residência. Com o tempo a agente não podendo exercer essa missão o Conselho decidiu escolher 7 agentes de  Pastoral para continuar esse serviço, sendo denominado( Missionários do Dízimo).

              Em 2004 com a criação da Área Pastoral do Imaculado Coração de Maria e a chegada do Pe. Expedito em Francisco Santos surgiu a necessidade de implantar a Pastoral do Dízimo de forma organizada.

              Houve uma reunião convocada pelo Pe. Expedito, no dia 13 de agosto de 2004, data essa da implantação da Pastoral do Dízimo em Francisco Santos- PI.Essa reunião contava com 13 pessoas entre as missionárias.

             A finalidade da referida reunião era orientar os missionários e enviá-los em missão pelas ruas cadastrando os dizimistas.

        No decorrer do tempo o número de missionários foi só aumentando e hoje a Pastoral do Dízimo da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos já conta com 35 missionários.

               Nas comunidades do interior, o dízimo já é bem organizado, sobretudo nas comunidades onde há capelas e Conselhos formados e assistidos pelo Pe. Jonas.






A PASTORAL DA LITURGIA da nossa área pastoral esteve inicio com a chegada das CEBs no inicio da década de 80. A equipe assumia as celebrações, as novenas, visitas para os falecidos, entre outros serviços. Atualmente a Pastoral está dividida em zona urbana e zona rural. Na zona urbana  são seis grupos de cinco a seis pessoas, incluindo uma salmista. Os trabalhos são divididos semanalmente do domingo à noite ao domingo seguinte pela manhã ( uma missa no domingo a noite, uma missa na quarta feira a noite, Adoração ao Santíssimo na quinta feira a noite, uma missa na sexta feira pela manhã e uma missa no domingo pela manhã, e as missas de corpo presente que vier ser celebrada, sendo ainda quando o mês tiver novena de um santo reza-se todas as noite) . Além dessa divisão há cinco dupla para realizarem semanalmente as celebrações da esperança. A equipe que está assumindo aquela semana durante a mesma se reúne para preparar. Há também um encontro mensal com toda a Pastoral Litúrgica, na última sexta feira do mês para formação ou planejamento das atividades litúrgicas. Já na zona rural cada comunidade tem uma equipe para realizar todo serviço da pastoral.


A PASTORAL DA CATEQUESE EM NOSSO Município teve início com a formação das primeiras famílias que aqui chegaram, realizada dentro da família. Guardamos na memória, pessoas que prestaram valiosos serviços a nossa catequese, ensinando e preparando para fazer a 1ª Eucaristia . 
Com a chegada das Ir do Imaculado Coração de Maria (Hildegarde, Analice e Noemia) a catequese foi organizada por setores, e as crianças passaram a serem assistidas no campo e na cidade. 
Os Catequistas passaram a estudar a Palavra de Deus e recebem formação para fazer uma catequese renovada.
Hoje a nossa Pastoral está distribuída em grupos de pré-catequese, primeira Eucaristia e perseverança. Se encontram mensalmente para estudar e refletir a Palavra e também planejar as atividades. É também realizada uma celebração ao sábados a tarde com as crianças, na igreja. Contamos hoje com um grupo de 20 Catequistas que atende no campo e na cidade.




A PASTORAL DOS SACRAMENTOS FOI CRIADA na década de 80, a mesma é formada por quatro pessoas, três do Sacramento do Batismo, e uma do Sacramento do Matrimônio.  Cada uma das monitoras do Batismo assumem os trabalho da Pastoral por quatro meses no ano, fazem as reuniões de pais e padrinhos e ajudam o celebrante nas celebrações. A monitora do Matrimônio reúnem as pessoas que desejarem se casar durante três, quatro meses e faz a preparação. Ambas reflete a vivência em família, o ser cristão, o amadurecimento da fé.   
 
APOSTOLADO DA ORAÇÃO

           Em primeiro de dezembro de mil novecentos e cinquenta, foi fundado no Município de Francisco Santos-PI  a  ASSOCIAÇÃO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO, pelo Pe. Davi Ângelo. O Grupo foi criado com doze Zeladoras, dois Zeladores e vinte Zelados (sócios),  e a promessa de amá-lo e servi-lo com devoção, e  de fazer crescer cada vez mais o gosto e o zelo ao Sagrado Coração de Jesus.