Comunidades

COMUNIDADE DO CHUPEIRO Em 1979 com a chegada das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi criado na comunidade a CEBs, e a parti daí surgiram os movimentos populares, Associações, Grupos de mulheres, trabalhos em mutirões e os diversos serviços pastorais.                            Através da união, a comunidade conseguiu com uma entidade estrangeira ser beneficiada com um trator; a ajuda numa casa de farinha, da Irmã Elda e de Pe. José Ilica, onde esse espaço passou a ser usado para as reuniões e celebrações da comunidade, entre outras conquistas.  Em 2007 surgiu a ideia de construir uma capela, e no mesmo ano foi realizado no limpo onde seria construído,  o novenário e a festa de SÃO PEDRO, e em 2008 foi feito a construção da Capela. Hoje a comunidade continua com as reuniões de CEBs, com a Pastoral da Liturgia, da Catequese, do Dízimo,    dos Sacramentos,  entre outros. 




ÁREA PASTORAL DE SANTO  DE LISBOA Pertence à Paroquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos, é composta por três comunidades urbanas (sede, Xique-xique e Acampamento) e nove comunidades rurais (são Jose, Carvalho, Lagoa do Canto, Serranópolis, Barro Branco, Sítio Salvador, Torrões, Bem-te-vi e Serra Vermelha).   
Desde 1937  os Lisboense celebram e vivenciam a fé do seu povo , buscando cada dia fortalecer a caminhada cristã, e com muita devoção celebram a trezena e festa do Padroeiro SANTO ANTONIO DE LISBOA.

CALDEIRÃO DAS OLIVEIRAS 
 No ano de 1986 as famílias da comunidade Caldeirão das Oliveiras ocuparam uma área de 401 hectares de terra que foi doada pela Diocese de Picos - PI. Na época a comunidade se reunião nas famílias para celebrar a palavra de Deus e para os encontros da associação, sindicato, de CEBs  e outros. No ano de 1999 foi construida a CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, e hoje a comunidade já conta com a Pastoral da Liturgia, da Catequese, do Dízimo,    dos Sacramentos, o grupo do Terço dos homens e do RCC (Renovação Carismática Católica do Brasil) entre outros.
 

TOCO PRETO                                                                      Desde 1982 a comunidade de Toco Preto se reuni para  celebrar a Palavra de Deus. No inicio as famílias se reunião em baixo de uma arvore, anos depois passaram a fazer os encontros celebrativos  nas famílias. No ano de 2011 as famílias da comunidade juntaram-se e construirão uma CAPELA onde com muita fé é celebrada as missas, terço dos homens, encontros e celebrações aos domingos, e com muita devoção colocarão o Padroeiro O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
                 
Bênção da Capela Xique-Xique 

             A Comunidade do bairro Xique-xique de Santo Antônio de Lisboa - PI inaugurou o seu novo templo, pois até então à comunidade rezava e celebrava nas residências do bairro. Foi um momento de muito contentamento, pois a igreja foi construída com a ajuda de muitas pessoas da própria comunidade e de outros lugares como São Paulo, Picos e comunidades do município de Santo Antônio. Foram muitas as doações, através de leilões, rifas, contribuição voluntária e etc.

        A cerimônia aconteceu sábado dia 27 de agosto de 2011 ás 19:00 hs. O Pe. Jonas de Moura Batista, delegado pelo bispo diocesano Dom Plínio José, que não pode estar presente, presidiu a celebração Eucarística em que a comunidade acolheu a imagem do padroeiro escolhido São Francisco de Assis com muita festa, e deu a solene bênção da igreja e do altar. A comunidade já se prepara para realizar o 1º novenário e Festa de São Francisco, de 25/09 a 04/10.
             Clique aqui - veja as fotos


Festa de N. Sra do Perpétuo Socorro - Lagoa do Canto.  
 
     A Comunidade de Lagoa do Canto - Santo Antônio de Lisboa - PI, pertencente à Paróquia Imaculado Coração de Maria (Francisco Santos), celebrou com fervor a Festa de sua padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Missa foi presidida pelo pároco Pe Jonas de Moura Batista, às 09:00 hs do dia 29 de agosto de 2011. 
        As comunidades vizinhas participaram da festa, entre elas a comunidade Balseiro, pertencente à paróquia de Bocaina-PI, mas que tem muita ligação com a comunidade Lagoa do Canto devido à proximidade geográfica. Foi um momento forte de escuta da Palavra de Deus e de renovação da fé da esperança e do amor, na vida da comunidade, tendo a Santíssima Virgem Maria como modelo discípula, missionária e intercessora.

Clique aqui e veja as fotos.